sexta-feira, 29 de abril de 2011

PESQUISA

Christo e Jeanne-Claude


Christo e Jeanne-Claude foram um casal que criou obras de arte ambiental . As suas obras incluem a cobertura do Reichstag em Berlim, e da ponte Pont-Neuf, em Paris, a 24 milhas (39 km), obras de arte ao longo da chamada Running Fence de Sonoma e Marin condados na Califórnia, e as portas no centro de New York City's Park Christo e Jeanne-Claude nasceram na mesma data. Eles conheceram-se em Paris em outubro de 1958. As suas obras foram assinados apenas "Christo" até 1994, quando as obras ao ar livre e grandes instalações internas foram assinadas "Christo e Jeanne-Claude". Eles voavam em aviões separados, no caso de um acidente, o outro poderia continuar o  trabalho. Jeanne-Claude morreu, aos 74 anos, em 18 de novembro de 2009, de complicações de um aneurisma cerebral. Embora a sua obra seija visualmente impressionante e muitas vezes controversas, como resultado da sua escala, os artistas têm repetidamente negado que os seus projectos têm algum significado mais profundo do que o seu impacto estética. 


instalação sobre árvores

ponte de chirsto

instalação




Louise Bourgeois 



Louise Bourgeois nasceu em Paris em 1911 e morreu em 2010. Bourgeois estudou matemática na Sorbonne, em seguida, estudou arte na École des Beaux-Arts eaChaumiere Grande, em Montparnasse.
Bourgeois trabalhou em mármore, madeira, pintura, bronze, gesso e látex. Em 1940, produziu várias esculturas, umas altas, umas pequenas.. esculturas abstratas de madeira, instalações... Mais tarde Louise Bourgeois começa a fazer referências mais evidentes para o corpo humano.
Recentemente fez instalações. Estas instalações colocam-nos em  estados psicológicos e intelectuais profundos e principalmente com 
sentimentos de dor. Bourgeois começou a utilizar objectos encontrados nas suas esculturas.












Rosemarie Trockel 



Rosemarie Trockel (nascida em 13 de novembro, 1952 em Schwerte, Alemanha) é uma artista alemã, é uma figura importante no movimento de arte contemporânea internacional.
De 1970-1978, Trockel estudou antropologia, sociologia, teologia e matemática embusca da carreira docente, em Colónia. Mais tarde estudou Pintura na "KölnerWerkschulen" em Colônia. As suas primeiras exposições individuais realizaram-se em Bona e Colónia, em 1983. Ganhou fama por abordar as preocupações contemporâneas, particularmente as mulheres e o seu lugar no mundo da arte. O seu trabalho desafiou conceitos de sexualidade, cultura e produção artística.
Em 1995 criou o Memorial Trockel Frankfurter Engel em Frankfurt am Main, Alemanha










Joana Vasconcelos




Joana Vasconcelos (Paris8 de Novembro de 1971) é uma artista plástica portuguesa contemporânea, considerada como uma das mais marcantes da últimadécada. Formou-se no AR.CO, em 1996. Trabalha frequentemente com a escultura e a instalação. A sua mais famosa obra, '' Nectar'' pertence à Colecção Berardo e está exposta no Museu Colecção Berardo, instalado no CCB. Muitos dos seus trabalhos estão patentes em colecções privadas europeias. Na Bienal de Veneza, em 2005, a artista representou Portugal com ' 'A Noiva''. Já ganhou diversos prémios, incluindo o concurso do Museu Berardo.
Em Fevereiro de 2008 irá inaugurar na Pinacoteca de São Paulo, o projecto "Contaminação", descrito como "um corpo têxtil, colorido, disforme e tentacular".
Em 30 de junho de 2009, uma das suas obras intitulada "Coração Independente Dourado" foi leiloada na Christie's por 192 mil euros. A peça foi arrematada por uma coleccionadora britânica anónima, que a emprestará ao Museu Berardo, em Lisboa.









Maria Lai


Maria Lai é uma artista que nasceu em Ulassai. Ela usou a inspiração da sua terra natal para criar um novo mundo, uma infinidade de imagens e formas, que a tornou famosa longe da sua cidade natal e, ao mesmo tempo, consolidaram as suas ligações com as suas origens. O museu gerido pela dell'Arte Stazione Fondazione acolhe exposições semestrais da pintura, escultura e da poesia da artista. 







Sem comentários:

Enviar um comentário