sexta-feira, 29 de abril de 2011

PESQUISA (2)


Arte Povera


Arte Povera significa Arte Pobre. Foi um movimento artístico italiano que se desenvolveu na segunda metade da década de 60. Os artistas usavam materiais de pintura não convencionais, como por exemplo a areia, madeira, sacos, jornais, cordas, terra, e trapos com o intuito de empobrecer a pintura e eliminar quaisquer barreiras entre a arte e o dia-a-dia das pessoas. Nos anos 70, os artistas ligados á natureza acabam com os processos industriais, mostrando o empobrecimento da sociedade guiada pelo acumular de riquezas materiais.
Os principais artistas desse movimento foram:
  Michelangelo Pistoletto
  Jannis Kounellis 
  Giovanni Anselmo

  Giuseppe Penone
  Giulio Paolin
 Luciano Fabro





Michelangelo Pistoletto





Giovanni Anselmo

 Giuseppe Penone

Luciano Fabro

PESQUISA

Christo e Jeanne-Claude


Christo e Jeanne-Claude foram um casal que criou obras de arte ambiental . As suas obras incluem a cobertura do Reichstag em Berlim, e da ponte Pont-Neuf, em Paris, a 24 milhas (39 km), obras de arte ao longo da chamada Running Fence de Sonoma e Marin condados na Califórnia, e as portas no centro de New York City's Park Christo e Jeanne-Claude nasceram na mesma data. Eles conheceram-se em Paris em outubro de 1958. As suas obras foram assinados apenas "Christo" até 1994, quando as obras ao ar livre e grandes instalações internas foram assinadas "Christo e Jeanne-Claude". Eles voavam em aviões separados, no caso de um acidente, o outro poderia continuar o  trabalho. Jeanne-Claude morreu, aos 74 anos, em 18 de novembro de 2009, de complicações de um aneurisma cerebral. Embora a sua obra seija visualmente impressionante e muitas vezes controversas, como resultado da sua escala, os artistas têm repetidamente negado que os seus projectos têm algum significado mais profundo do que o seu impacto estética. 


instalação sobre árvores

ponte de chirsto

instalação




Louise Bourgeois 



Louise Bourgeois nasceu em Paris em 1911 e morreu em 2010. Bourgeois estudou matemática na Sorbonne, em seguida, estudou arte na École des Beaux-Arts eaChaumiere Grande, em Montparnasse.
Bourgeois trabalhou em mármore, madeira, pintura, bronze, gesso e látex. Em 1940, produziu várias esculturas, umas altas, umas pequenas.. esculturas abstratas de madeira, instalações... Mais tarde Louise Bourgeois começa a fazer referências mais evidentes para o corpo humano.
Recentemente fez instalações. Estas instalações colocam-nos em  estados psicológicos e intelectuais profundos e principalmente com 
sentimentos de dor. Bourgeois começou a utilizar objectos encontrados nas suas esculturas.












Rosemarie Trockel 



Rosemarie Trockel (nascida em 13 de novembro, 1952 em Schwerte, Alemanha) é uma artista alemã, é uma figura importante no movimento de arte contemporânea internacional.
De 1970-1978, Trockel estudou antropologia, sociologia, teologia e matemática embusca da carreira docente, em Colónia. Mais tarde estudou Pintura na "KölnerWerkschulen" em Colônia. As suas primeiras exposições individuais realizaram-se em Bona e Colónia, em 1983. Ganhou fama por abordar as preocupações contemporâneas, particularmente as mulheres e o seu lugar no mundo da arte. O seu trabalho desafiou conceitos de sexualidade, cultura e produção artística.
Em 1995 criou o Memorial Trockel Frankfurter Engel em Frankfurt am Main, Alemanha










Joana Vasconcelos




Joana Vasconcelos (Paris8 de Novembro de 1971) é uma artista plástica portuguesa contemporânea, considerada como uma das mais marcantes da últimadécada. Formou-se no AR.CO, em 1996. Trabalha frequentemente com a escultura e a instalação. A sua mais famosa obra, '' Nectar'' pertence à Colecção Berardo e está exposta no Museu Colecção Berardo, instalado no CCB. Muitos dos seus trabalhos estão patentes em colecções privadas europeias. Na Bienal de Veneza, em 2005, a artista representou Portugal com ' 'A Noiva''. Já ganhou diversos prémios, incluindo o concurso do Museu Berardo.
Em Fevereiro de 2008 irá inaugurar na Pinacoteca de São Paulo, o projecto "Contaminação", descrito como "um corpo têxtil, colorido, disforme e tentacular".
Em 30 de junho de 2009, uma das suas obras intitulada "Coração Independente Dourado" foi leiloada na Christie's por 192 mil euros. A peça foi arrematada por uma coleccionadora britânica anónima, que a emprestará ao Museu Berardo, em Lisboa.









Maria Lai


Maria Lai é uma artista que nasceu em Ulassai. Ela usou a inspiração da sua terra natal para criar um novo mundo, uma infinidade de imagens e formas, que a tornou famosa longe da sua cidade natal e, ao mesmo tempo, consolidaram as suas ligações com as suas origens. O museu gerido pela dell'Arte Stazione Fondazione acolhe exposições semestrais da pintura, escultura e da poesia da artista. 







aula 1 de texteis

Os professores de texteis começaram por se apresentar, de seguida os professores perguntaram-nos as notas do 2º e do 3º periodo. Depois o delegado fez uma breve apresentação e caracterização da turma. Os professores esclareceram algumas duvidas sobre a tecnologia de texteis e depois apresentaram um power point com as tecnicas e as especificações dos texteis. Mostraram-nos também um power point com alguns artistas conteporaneos de texteis, uns portugueses e outros estrangeiros. Os professores deram-nos a oportunidade de mexermos em alguns materias texteis. Foi nos mostrado trabalhos dos nossos colegas de outras turmas e de alunos de anos anteriores. No final os professores explicaram-nos o que é que vamos realizar nesta tecnologia, podemos revestir um objecto com materiais texteis ou aplicar um stensil em tecido e depois utilizar texteis para fazer acabamentos etc, ou ainda fazer aplicações com texteis directamente no diário de projecto.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

REFERECIAIS (textos)

"If we admit that human life can be ruled by 


reason, then all possibility of life is destroyed."  




- Christopher Mccandless








A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta. - Buda




Acreditar em algo e não o viver, é desonesto. Ghandi




Só existem dois dias no ano onde nada se pode fazer. Um chama-se ontem e o outro amanhã, portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.
Dalai Lama





REFERENCIAIS (imagens)

bolas multicolores

bolas multicolores

linhas de seda

linhas de seda

linhas de seda

ovelha bem tosquiada

ovelha mal tosquiada (eu)

cogumelos cor-de-rosa

Christopher Mccandless

terça-feira, 26 de abril de 2011

CONCEITO de texteis

''O fim deste teu tempo de metamorfose aproxima-se... O que gostaria de contar a ti mesma sobre o que de ti descobriste, quando daqui a uns largos anos (30 anos) tropeçares nas tuas memórias?''


Descobri que tenho sentimentos, descobri que sou humano. 
Descobri que não sou um ser racional, e nem o queria ser. Sei agora que se a nossa vida for seguida somente pela razão, não vale a pena viver. 
Descobri que tenho dentro de mim muito mais do que simples ossos e artérias. 
Descobri que estou cheio de cogumelos cor-de-rosa e de bolas multicolores, descobri que dentro dessas bolas estão linhas de seda que são os meus sentimentos. 
Descobri que não tenho cérebro mas em vez disso tenho uma voz que me diz para não pensar. 
Descobri que não devo ser cinzento, que não devo ser igual a todas as ovelhas que são tosquiadas todas da mesma maneira, que devo ser tudo aquilo que sou só pelo simples facto de apenas o ser. Descobri que tenho quatro braços, duas cabeças e um numero ifinito de pernas. 
Descobri o que é amar e o que é sofrer. 
Descobri a António Arroio. 
Descobri o meu caminho. Ainda não descobri o que é viver, mas já sei por onde hei de começar a minha descoberta, sei agora activar os meus cogumelos cor-de-rosa e fazer continência a todas as bolas multicolores que eu sou. 
Descobri a vida, só me falta agora descobrir o que é viver segundo os sentimentos e segundo pura e simplesmente o verbo ''viver'', pois não preciso de nenhum motivo em especial para o fazer, ignorando por completo as outras ovelhas e a razão do meu ser.





aula 1 de projecto - modulo 5

 A psicóloga  da escola foi á nossa aula de projecto fazer uma palestra sobre os cursos e as especializações existentes na nossa escola, com o objectivo de sermos esclarecidos sobre alguma duvida que influencia-se a nossa escolha para o ano. Na segunda metade foi nos lançado o desafio e dito que a proxima tecnologia era texteis.

domingo, 3 de abril de 2011

aula 5 de design de comunicação

Inicio e conclusão da capa

aula 4 de design de comunicação

Conclusão do trabalho: auto-retrato com peixes.

aula 5 de projecto - modulo 4

Inicio das apresentações. Continuação do trabalho da aula anterior.

TRABALHOS FINAIS

montagem final

poesia visual final

capa final

página tipo

Exploração de ideias

primeiras experiências

primeiras experiências

primeiras experiências

linhas curvas e cogumelos cor de rosa

linhas curvas e cogumelos cor de rosa

linhas curvas e cogumelos cor de rosa

CRIA!

linhas curvas e cogumelos cor de rosa 
consciência

consciência

ouve-me ouve-me...

consciência consciência...

ouve-me