sábado, 4 de junho de 2011

Cubo em perspectiva cavaleira com as diagonais e medianas externas e internas

Método europeu de uma das peças

Esboço das projecções das peças do cubo

desenho 1

desenho 2

desenho 3

desenho 4


falhanço 1. enganei-me na perspectiva

aula 3 de projecto - modulo 6

Esta foi a terceira aula de projecto em design de produto e como sempre tivemos a acabar o exercicio. enquanto uns acavabam, outros acabavam  a montagem do cubo, como na aula passada. De seguida os professores explicaram como iriam ser os portefolios. Nesto módulo irá haver dois portefolios, um analógico que irá conter o desenho em perspectiva cavaleira e o metodo europeu do cubo, os esboços das projecções das peças, e ainda o metodo europeu de uma das peças, e um digital que vai consistir numa capa, pesquisa, fotografias ou digitalizações dos mesmos trabalhos que o portefolio analógico, e ainda fotografias do cubo montado em cartolina.

aula 3 de design de produto

Esta foi a ultima aula de tecnologia. Nesta aula alguns alunos concluiram o trabalho, montando o cubo em cartolina, outros alunos continuaram com as planificações dos solidos formadores do cubo. No decorrer da aula o professor de produto ia chamando aluno a aluno á sua secretária para se avaliado.

aula 2 de design de produto

Nesta segunda aula de design de produto continuámos os exercicios.
Depois de termos concluido a parte do exercicio de criar o cubo em perspectiva cavaleira, agora passamos a criar no minimo 4 peças que ao encaixar formassem o cubo.

desafio de de design de produto

O exercicio que nos foi proposto nas aulas de Design de Produto será desenvolvido tanto em tecnologias como em projecto. É a criação de um cubo de 12 cm por 12 em perspectiva cavaleira assinalando as suas diagonais e medianas externas e internas, e fazendo também a representação do cubo em método europeu.

E depois, a partir desse cubo, fazer em papel vegetal no minimo 4 formas que depois de encaixadas formassem o cubo.

Para o exercicio o material utilizado é:
- Papel cavalinho A3
- Folhas de papel esquisso
- Folhas de papel quadriculado
- Compasso
- Régua
- Tranferidos
- Aristo
- Lapizeira
- Cola

quarta-feira, 25 de maio de 2011

aula 2 de projecto - modulo 6

Nesta aula estivemos muito empenhados a trabalhar no nosso projecto do nosso cubo. No final da aula o professor luis conde mostrou-nos um filme sobre rpe.

PESQUISA


Marco Sousa Santos




Com um percurso que atravessa três décadas, Marco Sousa Santos licenciou-se em Design de Produto pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Membro fundador do emblemático estúdio português Protodesign (99/01) bem como da plataforma cultural experimentadesign (98), Marco fundou o seu próprio estúdio em 2002, colaborando com Tronconi (IT ), Moroso (IT), Kvetna (CZ), Atlantis (PT), Renault (FR), TemaHome (PT ) e Sixinch (BE ), entre outros. As peças de Marco Sousa Santos têm integrado exposições nos prestigiados V&A Museum (UK), Trienale de Milano (IT) e Interieur Courtrait (BE). Paralelamente ao seu trabalho para grandes marcas internacionais, Marco Sousa Santos tem-se dedicado a projectos autorais exploratórios centrados num dado material ou tipologia, que questiona de modo incisivo, desafiando ideias e fronteiras pré-estabelecidas.


cadeira

cadeira



Gonçalo Campos


É um designer de produto português, com formação em Design de Equipamentos na Faculdade de Belas Artes de Lisboa e de Design de Produto em Hatfield em Inglaterra, que tem concebido peças de utilização intuitiva, enquanto explora as potencialidades de variados materiais. Associar a lã ao mobiliário é uma das experiências que já fez, apesar de admitir que gosta de trabalhar com qualquer material, porque todos têm a sua identidade, e adverte que quando se trabalha com um determinado material deve-se respeitar criteriosamente a sua identidade de forma a aprender um pouco mais sobre esse material. E é isto que identifica o trabalho de Gonçalo Campos: o objecto, a sua identidade, a experiência. Para o futuro, este promissor designer português pretende continuar a desenvolver produtos de edição própria e explorar outros domínios do design como interiores, exposições, instalações e até mesmo vitrinas. No passado, Gonçalo Campos contribuiu para a Zanotta enquanto Fabrica que lhe proporcionou também contribuir para algumas exposições, especialmente em Milão, para além de outras da sua autoria, em Lisboa e Braga, para além de ter inúmeros artigos sobre o seu trabalho publicados na melhor imprensa internacional da área. O futuro parece sorrir-lhe!





candeeiros

candeeiros

o que é o design de produto?

O Design de Produto compreende o uso criativo de habilidades técnicas no desenvolvimento de projetos de produtos industriais com o objetivo de facilitar o seu uso. É um campo de atuação que permite desenvolver diversas atividades; de projetos de interiores à projetos voltados a inovação e lançamentos de novos produtos.
Como outras áreas de conhecimento, foi profundamente afetado pela revolução tecnológica dos últimos anos e que universalizou o uso de sistemas informatizados de produção industrial.
A seguir, são listadas algumas áreas de especialização profissional. Alguns designers de produto se especializam em apenas umas delas, enquanto outros, atuam simultaneamente em mais de uma área.







cadeira


mesa


cadeira

aula 1 de design de produto

Os professores de produto fizeram uma pequena palestra sobre o design de produto. Esclarecemos alguns duvidas em relação ao metodo europeu e depois começamos a trabalhar no nosso cubo.

aula de projecto 1 - modulo 6

Os professores deram inico ao modulo 6, design de produto. A professora deu-nos uma pequena palestra do que era o design de produto e mostrounos imagens de exemplos de design de produto.


 Desenho técnico
- cubo 12 cm de aresta em perpectiva cavaleira
- identificar no cubo em p.c. As medidas e diagonais das fases internas.
- identificar 4 sólidos dentro do cubo em P.C das medidas e diagonais identificas.
- ensaio da planificação dos sólidos em papel quadriculado (colocar medidas) projecções de um sólido, metedo europeu(rigoroso) com contagem.
- Maqueta em cartolina escala 1:1.


A3 - 29,7 x 42cm

sexta-feira, 13 de maio de 2011

aula 3 de texteis

 Nesta aula conclui o meu trabalho final de texteis. 




trabalho final


trabalho final

aula 3 de projecto - modulo 5

Nesta a aula recebemos a visita da psicóloga da escola. A psicóloga explicou-nos os cursos existentes na escola e foi nos dito que iria haver uma semana em que nós podiamos visitar as oficinas e tirar algumas duvidas existentes com os professores especificos. O resto da aula foi dár no duro a trabalhar.

sábado, 7 de maio de 2011

aula 2 de texteis

Nesta aula levei um objecto para revestir. O meu objecto era um cãozinho de peluche. A professora deu-nos muitos materias para utilizar-mos no nosso trabalho e deu-nos orientações e ajudas de como realizar as nossas ideias. Fiz também um stensil com uma figura realizada com o meu conceito, mas acabei por não o utilizar. 

aula 2 de projecto - modulo 5

Nesta aula comecei a fazer a exploração de ideias sobre o meu conceito. Utilizei aguarela e caneta preta. Em alguns desenhos cozi linhas e tecidos ás folhas do meu diário de projecto.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

PESQUISA (2)


Arte Povera


Arte Povera significa Arte Pobre. Foi um movimento artístico italiano que se desenvolveu na segunda metade da década de 60. Os artistas usavam materiais de pintura não convencionais, como por exemplo a areia, madeira, sacos, jornais, cordas, terra, e trapos com o intuito de empobrecer a pintura e eliminar quaisquer barreiras entre a arte e o dia-a-dia das pessoas. Nos anos 70, os artistas ligados á natureza acabam com os processos industriais, mostrando o empobrecimento da sociedade guiada pelo acumular de riquezas materiais.
Os principais artistas desse movimento foram:
  Michelangelo Pistoletto
  Jannis Kounellis 
  Giovanni Anselmo

  Giuseppe Penone
  Giulio Paolin
 Luciano Fabro





Michelangelo Pistoletto





Giovanni Anselmo

 Giuseppe Penone

Luciano Fabro

PESQUISA

Christo e Jeanne-Claude


Christo e Jeanne-Claude foram um casal que criou obras de arte ambiental . As suas obras incluem a cobertura do Reichstag em Berlim, e da ponte Pont-Neuf, em Paris, a 24 milhas (39 km), obras de arte ao longo da chamada Running Fence de Sonoma e Marin condados na Califórnia, e as portas no centro de New York City's Park Christo e Jeanne-Claude nasceram na mesma data. Eles conheceram-se em Paris em outubro de 1958. As suas obras foram assinados apenas "Christo" até 1994, quando as obras ao ar livre e grandes instalações internas foram assinadas "Christo e Jeanne-Claude". Eles voavam em aviões separados, no caso de um acidente, o outro poderia continuar o  trabalho. Jeanne-Claude morreu, aos 74 anos, em 18 de novembro de 2009, de complicações de um aneurisma cerebral. Embora a sua obra seija visualmente impressionante e muitas vezes controversas, como resultado da sua escala, os artistas têm repetidamente negado que os seus projectos têm algum significado mais profundo do que o seu impacto estética. 


instalação sobre árvores

ponte de chirsto

instalação




Louise Bourgeois 



Louise Bourgeois nasceu em Paris em 1911 e morreu em 2010. Bourgeois estudou matemática na Sorbonne, em seguida, estudou arte na École des Beaux-Arts eaChaumiere Grande, em Montparnasse.
Bourgeois trabalhou em mármore, madeira, pintura, bronze, gesso e látex. Em 1940, produziu várias esculturas, umas altas, umas pequenas.. esculturas abstratas de madeira, instalações... Mais tarde Louise Bourgeois começa a fazer referências mais evidentes para o corpo humano.
Recentemente fez instalações. Estas instalações colocam-nos em  estados psicológicos e intelectuais profundos e principalmente com 
sentimentos de dor. Bourgeois começou a utilizar objectos encontrados nas suas esculturas.












Rosemarie Trockel 



Rosemarie Trockel (nascida em 13 de novembro, 1952 em Schwerte, Alemanha) é uma artista alemã, é uma figura importante no movimento de arte contemporânea internacional.
De 1970-1978, Trockel estudou antropologia, sociologia, teologia e matemática embusca da carreira docente, em Colónia. Mais tarde estudou Pintura na "KölnerWerkschulen" em Colônia. As suas primeiras exposições individuais realizaram-se em Bona e Colónia, em 1983. Ganhou fama por abordar as preocupações contemporâneas, particularmente as mulheres e o seu lugar no mundo da arte. O seu trabalho desafiou conceitos de sexualidade, cultura e produção artística.
Em 1995 criou o Memorial Trockel Frankfurter Engel em Frankfurt am Main, Alemanha










Joana Vasconcelos




Joana Vasconcelos (Paris8 de Novembro de 1971) é uma artista plástica portuguesa contemporânea, considerada como uma das mais marcantes da últimadécada. Formou-se no AR.CO, em 1996. Trabalha frequentemente com a escultura e a instalação. A sua mais famosa obra, '' Nectar'' pertence à Colecção Berardo e está exposta no Museu Colecção Berardo, instalado no CCB. Muitos dos seus trabalhos estão patentes em colecções privadas europeias. Na Bienal de Veneza, em 2005, a artista representou Portugal com ' 'A Noiva''. Já ganhou diversos prémios, incluindo o concurso do Museu Berardo.
Em Fevereiro de 2008 irá inaugurar na Pinacoteca de São Paulo, o projecto "Contaminação", descrito como "um corpo têxtil, colorido, disforme e tentacular".
Em 30 de junho de 2009, uma das suas obras intitulada "Coração Independente Dourado" foi leiloada na Christie's por 192 mil euros. A peça foi arrematada por uma coleccionadora britânica anónima, que a emprestará ao Museu Berardo, em Lisboa.









Maria Lai


Maria Lai é uma artista que nasceu em Ulassai. Ela usou a inspiração da sua terra natal para criar um novo mundo, uma infinidade de imagens e formas, que a tornou famosa longe da sua cidade natal e, ao mesmo tempo, consolidaram as suas ligações com as suas origens. O museu gerido pela dell'Arte Stazione Fondazione acolhe exposições semestrais da pintura, escultura e da poesia da artista.